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Em termos mundiais, o Facebook e Instagram estão entre as Top Five de mídias sociais em 2023! E quando analisadas nacionalmente, Facebook e Instagram estão entre as 3 mais acessadas no Brasil. Isso faz destas redes sociais excelentes fontes de benefícios para os negócios que as utilizam para anunciar seus produtos ou serviços.

Os anúncios pagos veiculados através do Facebook e Instagram, proporcionam aproximação com o seu público, são eficazes no alcance de novos clientes e geram conversões, além de promover a relevância da marca no mercado.

Os impactos positivos proporcionados pelos anúncios pagos no Facebook e Instagram são indiscutíveis e sem dúvida valem muito apena, no entanto é necessário que a sua empresa tenha o suporte de especialista do Marketing Digital, que conhecem as ferramentas e como utilizá-las  para desenvolverem uma campanha que seja coerente com os objetivos da sua empresa e extraia os melhores resultados possíveis dos recursos que as plataformas oferecem.

O que são os Anúncios Pagos e seus objetivos?

Anúncios Pagos são propagandas de uma empresa, produto ou serviço em determinados canais digitais, como Facebook e Instagram. com o objetivo de ser visualizado pelo público que acessa essa plataforma. Este movimento gerado através destes anúncios, ou seja, o público que chega até a empresa anunciante, é chamado de Tráfego Pago.

Benéficos dos Anúncios Pagos no Facebook e Instagram

  • Os anúncios pagos aprecem instantaneamente após a aprovação
  • A segmentação pode ser feita de acordo com o que melhor atender aos objetivos da marca (público-alvo, gênero, localização, interesses, comportamentos e muito mais)
  • É possível avaliar a eficácia das campanhas através de testes de desempenho no mercado
  • Expansão do mercado alcançando potenciais clientes que ainda não conhecem a marca
  • Evita gastos excessivos e desnecessários pois permite definir previamente orçamento diário ou total
  • Os anúncios ajudam na construção de relacionamento com o público-alvo, gerando fidelidade a marca.
  •  Dados gerados permitem monitorar, analisar e mensurar os resultados das campanhas e são fundamentais para ações de melhorias.

Qualquer empresa ou empreendedor pode fazer Anuncio Pago?

Sim! Existem algumas regras que devem ser seguidas para que não infrinja  Política de Publicidade da Meta, mas antes de ser exibido o anúncio passará pelo processo de avaliação e aprovação da plataforma, para então ser exibido.

Como fazer os Anúncios Pagos no Facebook e Instagram?

  • Antes de qualquer coisa, analise o momento da sua empresa e defina quais objetivos deseja alcançar com o anúncio. Você quer que a sua marca seja mais conhecida? Deseja que mais pessoas acessem o seu site? Tem um produto específico que você quer promover? O anúncio precisa estar alinhado ao objetivo para que obtenha o resultados esperado.
  • Conheça profundamente o seu público-alvo, características, desejos, necessidades, onde e como vivem, qual a idade, poder aquisitivo, utilizam Stories ou Feed, etc.  As ferramentas oferecem muitas opções de segmentação e para melhores resultados é necessário direcionar os anúncios ao público que deseja atingir.

Como criar a campanha?

O Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads oferece as configurações necessárias para a criação da campanha. Escolha o objetivo do anúncio; conforme orientado anteriormente, o seu público-alvo, definir o orçamento, fazer a programação e o posicionamento dos anúncios.

Orçamento adequado e objetivos claros

Como já foi dito, você pode definir um limite gasto diariamente ou no total do período desejado. Além disso, esse valor pode ser distribuído entre as campanhas que forem criadas, mas é importante ressaltar que não é somente investir dinheiro para obter resultado. Tudo dependerá da estratégia planejada, dos canais mais adequados e formatos escolhidos. Criativos e conteúdo relevantes para o público-alvo. As cobranças são feitas de acordo com o alcance das metas estabelecidas. Por exemplo, se o objetivo da campanha foi a venda de um produto, a cobrança ocorrerá cada vez que a venda deste for efetuada, se o objetivo é acesso ao site e realização de cadastro, a cobrança ocorrerá cada vez que esta ação for realizada. Por isso o objetivo da campanha deve estar muito bem definido.

Como criar os anúncios?

Para uma campanha, podem ser criados anúncios com diferentes formatos e criativos. Os criativos são as imagens e textos dos anúncios, portanto eles fazem total diferença e imprimem a identidade da sua marca. Transmitem credibilidade e a qualidade do que você oferece, por isso procure profissionais que possam realizar um trabalho impecável.

Acompanhe os relatórios e analise os resultados para implementar otimizações.

A plataforma gera relatórios que permite acompanhar e analisar os resultados dos anúncios publicados e a partir dai mensurar as impressões, cliques, custo por resultado, retorno sobre o investimento (ROI), taxa de conversão, etc; e reajustar o uso do orçamento.

É difícil fazer anúncios no Facebook e Instagram?

Não para que possui os conhecimentos e prática necessários. Além de dispender tempo, é provável que a falta de conhecimento e prática tragam prejuízos a sua empresa, então o ideal é contratar uma Agência de Marketing especializada, que entenda de todas as funcionalidades das plataformas, isso lhe poupará tempo e dinheiro.